Quem nunca teve a oportunidade de viajar sozinho deveria considerar seriamente encarar uma aventura como essa. Além de poder encontrar novos e belos locais, uma viagem apenas com a própria companhia é uma das melhores formas de conhecer a si mesmo. Por outro lado, estar sozinho exige que alguns cuidados sejam redobrados.
Foi pensando em ajudar nesses cuidados que nós fizemos este texto. Na sequência, você poderá ver as 5 dicas para viajar sozinho que o Hotel Gumz separou para você. Continue a leitura e confira!
Confira 5 dicas para viajar sozinho
1. Tenha um bom planejamento financeiro
Ao viajar sozinho, a única pessoa a quem você poderá recorrer no caso de alguma emergência financeira é você mesmo. Por isso, ir com o dinheiro contado considerando apenas o necessário talvez não seja exatamente uma boa ideia. É mais seguro fazer pesquisas, estimar os gastos totais e levar um pouco mais que isso.
Além disso, outra ótima ideia é não contar apenas com uma alternativa. Tenha tanto dinheiro em espécie quanto os cartões. Um bom planejamento financeiro é fundamental, visto que nós nunca sabemos o que pode acontecer no meio da viagem.
2. Esteja sempre com todos os documentos
Lembre-se: você estará sozinho em um lugar onde não conhece ninguém. Se algum problema mais grave acontecer e você não tiver condições de entrar em contato com amigos e familiares, outras pessoas deverão fazer isso — e elas só serão capazes através dos documentos.
Documentos pessoais (como RG, CPF e CNH), passaporte, carteira de vacinação e até mesmo comprovantes e recibos devem estar sempre na mala, bolsa ou mochila.

3. Não tenha medo de conversar com nativos
Em muitas situações, você precisará da ajuda de quem já conhece o local há muitos anos para encontrar algo. E quem melhor para ajudar do que as pessoas que foram criadas na cidade que você escolheu como seu destino de viagem? É preciso ir preparado para, caso necessário, conversar com as pessoas na rua.
Além de tirar suas dúvidas, elas ainda poderão enriquecer sua viagem com a cultura local, algo que não tem preço.
4. Seu celular pode ajudar em muitas coisas
Por outro lado, nós sabemos que existem alguns pontos que nem todos os nativos conhecem — e nem sempre você irá receber a ajuda que precisa. Para esses momentos, é importante poder contar também com algum serviço extra, como os aplicativos de mapas e até mesmo tradutores.
Caso o seu celular não tenha espaço, reveja suas prioridades. Jogos e outros aplicativos podem ser apagados temporariamente para que os apps de ajuda sejam instalados e você garanta que não passará por nenhum apuro neste sentido.
É importante também investir em um bom pacote de dados, garantindo que se tenha internet sempre que ela for necessária.

5. Cuidado com o local de hospedagem
Por fim, não podemos deixar de citar a hospedagem. Durante o dia, é provável que você fique o tempo inteiro na rua conhecendo tudo que a cidade tem para oferecer. No entanto, é preciso ter um local confiável e confortável para passar as noites, não acha? É por isso que escolher um bom hotel quando for viajar sozinho é tão importante quanto os outros pontos.
Se o seu destino de viagem for Balneário Camboriú, saiba que você pode contar com o Hotel Gumz! Nós estamos localizados no centro da cidade, e oferecemos diferentes opções de quartos, além de café da manhã, lavanderia, piscina e wi-fi.
Entre em contato conosco hoje mesmo e venha se encantar com as belezas de Balneário Camboriú e do Hotel Gumz você também!