Balneário Camboriú é uma cidade completa e repleta de atrações o ano inteiro! Mas quando vai chegando o mês de Outubro a animação da galera praticamente duplica, e isso se deve às famosas festas de Outubro que ocorrem anualmente  nas cidades da região. São elas: Oktoberfest, Marejada e Fenarreco.

OKTOBERFEST BLUMENAU

O próprio nome já é bastante sugestivo, a festa que acontece anualmente no mês de Outubro na cidade de Blumenau, foi criada e idealizada em 1984 pelos descendentes alemães da época, com o objetivo de disseminar e celebrar o melhor da cultura germânica. Desde então a festa só cresceu e evoluiu, é considerada hoje a maior festa de origem Alemã no Brasil e a segunda maior do mundo, ficando atrás apenas da Oktoberfest de Munique, na Alemanha. 

As principais características da festa são baseadas na cultura típica germânica, que vai desde a gastronomia requintada à vestimenta caracterizada. Outro item indispensável é o chopp artesanal gelado! Que acompanha as noites dos fritz e fridas embalados pela animação das bandinhas tradicionais germânicas. 

Neste ano a 36º edição da festa ocorrerá do dia 09 ao dia 27 de Outubro na Vila Germânica de Blumenau, um amplo espaço decorado especialmente para você ter uma experiência imperdível de imersão na cultura alemã.

MAREJADA ITAJAÍ

Hospede-se no Hotel Gumz!

Além da melhor localização de Balneário Camboriú, temos a estrutura que toda a família procura, incluindo café da manhã e muito conforto em todos os ambientes.

Já a Marejada – Festa do pescado, é um evento de origem Portuguesa que acontece anualmente no município de Itajaí, desde o ano de 1987. A ideia da festa surgiu com o objetivo de cultivar a cultura e gastronomia Açoriana, herdada dos colonizadores da cidade. É atualmente a maior festa Portuguesa do Brasil, e o seu nome ‘Marejada’ tem uma história curiosa, vem do termo que os portugueses deram para o sobe e desce do mar enquanto pescavam.

A festa oferece diversos tipos de comidas típicas produzidas com peixes e frutos do mar. Além disso, também são realizados shows e apresentações de dança, exposições, feiras de artesanato e muito mais. O espaço possui um pavilhão principal, destinado aos principais shows da festa, um pavilhão gastronômico e ainda um espaço para a criançada com um parque de diversões. Uma coisa é certa, a diversão é garantida!

Neste ano, a 33º edição da festa do pescado ocorrerá de 08 a 20 de outubro, e aproveita que em 2019 o evento terá dois dias de duração a mais do que na última edição!

FENARRECO BRUSQUE

E por fim temos a Fenarreco – Festa Nacional do Marreco, que acontece na cidade de Brusque. Nasceu em 1985, inspirada na criação da Oktoberfest, de Blumenau, para atender aos inúmeros turistas que chegavam à cidade à procura da famosa carne de pato. 

O marreco tornou-se tradicional depois que os clubes começaram a adotá-lo entre as opções gastronômicas servidas durante festas e eventos sociais. O costume do uso da carne do marreco foi trazido pelos imigrantes alemães, que no continente europeu utilizavam o ganso como o principal prato na ceia natalina. E foi a partir dessa procura que surgiu então a ideia da criação de uma festa gastronômica na cidade

Os principais atrativos da festa são, obviamente, os pratos a base de marreco, como por exemplo o marreco com repolho roxo que faz muito sucesso, além do chopp gelado, apresentações de grupos folclóricos, bandas alemãs e ainda parque de diversões para a criançada.  Neste ano, a 34ª edição da festa ocorrerá do dia 10 a 20 de Outubro. 

Como podemos ver o mês de Outubro é repleto de atrações para você festejar na região do vale do Itajaí! Aproveite essa oportunidade para se hospedar no Hotel Gumz, em Balneário Camboriú, durante a sua estadia. Assim você pode aproveitar todas as festas da região e ainda se hospedar no melhor hotel de Balneário Camboriú.