Quando estão escolhendo a época certa para viajar, muitas pessoas optam pela temporada, em que a ocupação é muito maior e os dias até parecem mais propícios para uma viagem. Enquanto uns escolhem essa época porque é nela que conseguem pegar férias, outros são acostumados e nunca pensaram em fazer o contrário. Mas você já pensou na possibilidade de viajar na baixa temporada?
Para quem tem essa oportunidade, a viagem pode ser muito interessante, mas por motivos opostos aos que fazem as viagens em alta temporada serem tão boas. Na sequência deste texto, nós explicamos com mais detalhes o que exatamente é baixa temporada e listamos 3 vantagens de viajar na baixa temporada.
Confira!
O que é baixa temporada?
A baixa temporada pode ser definida como um período de transição entre as estações. As estações que têm as temperaturas mais extremas do ano, ou seja, o inverno e o verão, são consideradas alta temporada.
Isso porque é no verão que vêm as férias escolares e, com elas, o período perfeito para que as famílias possam viajar juntas. Já no inverno, as escolas também passam por suas férias. Ainda que um pouco menores, elas têm pelo menos duas semanas; em alguns casos até 1 mês — o que é tempo mais que suficiente para uma viagem em família.
Como as temperaturas extremas permitem curtir atrações específicas — como as praias do verão e as belezas do inverno —, são nesses períodos que mais pessoas são atraídas para viagens.
No entanto, viajar na baixa temporada, isto é, no outono e na primavera, tira a extremidade das estações e permite que todo tipo de atração seja bem aproveitado — e com o bônus de as cidades destino não estarem lotadas.

3 vantagens de viajar na baixa temporada
Temperaturas mais agradáveis
Como citamos, viajar na baixa temporada propicia momentos com temperaturas muito mais agradáveis e amenas. Com isso, você e sua família não precisarão passar por situações de temperaturas muito altas ou muito baixas.
Em um verão de altíssimas temperaturas, por exemplo, qualquer volta já pode ser suficiente para começar a suar. Já em um inverno muito frio, as malas precisam ficar cheias de roupas quentes, ocupando um espaço muito maior que o necessário.
Na baixa temporada, nada disso acontece. Quando falamos em famílias, é preciso levar em conta ainda que alguns podem odiar o frio enquanto outros não suportam o calor. Viajar na baixa temporada deixa, pelo menos nesse quesito, todos satisfeitos.
Lotação muito menor
Mais um benefício de viajar na baixa temporada é a lotação menor dos hotéis e das cidades no geral. Ela inclusive é chamada de baixa temporada justamente porque é um período que atrai menos pessoas para o turismo.
Para quem não é muito fã de agito ou simplesmente quer passar um tempo de qualidade ao lado da família sem ser incomodado por outras pessoas, não há nenhum outro período que ofereça a calma e a tranquilidade da baixa temporada.
Isso tudo sem falar na qualidade do atendimento nos pontos de comércio da cidade. Como a quantidade de pessoas presentes fica muito menor, os funcionários são capazes de atuar dando mais atenção para cada frequentador.

Preços mais atrativos
Por último, mas não menos importante, ainda temos a questão dos preços. Justamente por não ter tantas pessoas presentes nas cidades e por querer atrair um público maior, grande parte dos hotéis tem alguma promoção especial para hospedagens na baixa temporada.
É o nosso caso aqui no Hotel Gumz! Se você quer conhecer Balneário Camboriú, todas as atrações da cidade e de outros municípios da região, você acabou de encontrar o local ideal para a sua hospedagem.
Nós estamos com preços especiais para os últimos meses da baixa temporada. Acesse o link e confira algumas de nossas condições!
Hospede-se no Hotel Gumz!
Além da melhor localização de Balneário Camboriú, temos a estrutura que toda a família procura, incluindo café da manhã e muito conforto em todos os ambientes.